15 de outubro de 2010

Projetos que fazem a diferença...

Eu e mais duas companheiras de trabalho (Maria Elisa de Oliveira Cândido - Fisioterapeuta e Elaine Cristina Mendes - Terapeuta Ocupacional) participamos em conjunto com o Lions Club de Lins do Projeto de Equoterapia, que consiste numa forma inovadora de reabilitação e reintegração bio-psico-social de pessoas especiais sendo também utilizada com bastante sucesso nos casos de distúrbios comportamentais e/ou de aprendizagem, nos mais variados pacientes, portadores de deficiência ou não. Trata-se de uma terapia complementar às convencionais, que utiliza o cavalo, técnicas de equitação e os recursos de uma equipe  multi e interdisciplinar - formada por psicólogo, fisioterapeuta, pedagogo, instrutores de equitação, entre outros profissionais.
E no dia de ontém (14/09), recebemos a visita do presidente da Câmara Municipal de Lins, Edgar de Souza e, por meio desta visita, ganhamos um espaço no site da Câmara de Lins (http://www.camaralins.sp.gov.br/). Resolvi então fazer um "Ctrl+C Ctrl+V" na notícia e disponibilizá-la aqui no TD:

Presidente da Câmara visita projeto pioneiro de Equoterapia

 (fonte: Site da Câmara Municipal de Lins. Fotos: J. Serafim)

O vereador Edgar de Souza (PSB), presidente da Câmara Municipal, foi conhecer na tarde  de quinta-feira (14) projeto pioneiro desenvolvido na cidade pelo Lions Club de Lins.  Trata-se do Programa de Equoterapia, que atende gratuitamente 16 pacientes através de um dos mais modernos métodos de reabilitação psicomotora.
Segundo explicou Darci Lamonato, ex-presidente do Lions e um dos idealizadores do projeto, foi possível viabilizar a iniciativa graças ao trabalho voluntário de leoninos e à parceria da Prefeitura Municipal, Sindicato Rural de Lins e Polícia Militar. “Utilizamos o espaço (galpão) existente no Recinto de Exposições,além de contarmos com a dedicação de uma equipe multidisciplinar e de policiais”, explicou. O atual presidente do Lions (Ademir de Fáveri) e sua esposa (Drª Nádia) também coordenam as atividades.
As sessões são realizadas todas as quintas-feiras em dois períodos (manhã e tarde), e contam com o acompanhamento de psicólogas, fisioterapeuta e terapeuta ocupacional. Além dos 16 jovens atendidos, outros 5 aguardam na fila de espera para iniciar o tratamento.
Na foto estão Thalita do Vale Faria (psicóloga), Elaine Cristina Mendes (terapeuta ocupacional) Maria Elisa Cândido (fisioterapeuta), aluno Tiago, Sargento Martarello, Drª Nádia, Ademir, Edgar de Souza e Darci.

 Tudo bem que foi exatamente neste dia que, literalmente, cai do cavalo, mas valeu a pena e vale cada ponto de dor e cada impedimento de movimento que estou tendo agora...

Então é isso meu povo... Acabei de ver e trouxe pra vocês!!!


Um comentário:

  1. Primeiramente queria parabenizar por tal atitude.Deveria existir mais pessoas como vocês q apareceram na foto logo acima. Conheço um pouco do trabalho q vocês faze admiro também, pois utilizo com um ente da minha família, que por sial adora. Só queria poder ajudar de alguma maneira mas n sei como.Você poderia deixar uma dica ai para mim e para muitos outros q talvez tenha vontade de ajudar mas n sabem de que maneira. Desde ja obrigado.

    ResponderExcluir