21 de setembro de 2010

Quem Realmente Interessa #2

Enfim, estamos de volta com a coluna "Quem Realmente Interessa", que era pra ser um conteúdo mensal, mas que por motivos de força maior - diga-se preguiça intensa e crônica - não saiu antes, mas que agora retorna com a apresentação da ilustríssima Claud... Ops!!! Quero dizer Fernanda, uma pessoa meiga - meiga até demais - , extremamente grifada e com paixão extrema pelo mundo patricístico...
Na prática, a Fernanda foi minha colega de turma durante a faculdade e passamos por diversos altos e baixos em nossa relação, só no fim do curso é que nossos laços se estreitaram e começamos a nos entender melhor. Hoje não passamos muito tempo sem nos falarmos, seja por MSN, seja por SMS, a verdade é que não sabemos mais sobreviver sem notícias uma da outra, apesar de não sermos intimíssimas... Sei lá, quanto mais eu tento explicar o que acho que somos uma pra outra, pior fica o negócio, então é melhor ela se apresentar de uma vez, né? Então com vocês: Lady... Ops!!! Quero dizer: Fernanda!!!

TD: Iniciamos nossa super-hiper-mega-blaster entrevista, perguntando para a pessoa de Fernanda, como se deu o período de sua formação acadêmica:
FAC: Minha formação acadêmica decorreu de forma muito tranquila, principalmente no sentindo de minha escolha, pois quanto mais conhecia a Psicologia, mais tinha certeza de que era isso que queria fazer para o resto da minha vida. Ao longo do tempo houveram muitas amizades, inimizades, conflitos, descobertas e realizações relacionadas às pessoas que conheci na faculdade, especialmente pelo fato de ser um curso em período integral, ficávamos juntos o dia todo, estágios, trabalhos, seminários, palestras, oficinas, muitas vezes partilhávamos de 12 horas seguidas, e por este motivo a relação com os colegas era muito boa, formamos uma família e como tal haviam as brigas naturais decorrentes da convivência, mas tudo que vivemos foi muito especial. Uma de minhas dificuldades durante a formação foi a locomoção até a faculdade, pelo fato de morar em uma cidade ao lado de Lins e ir para a faculdade a maioria dos dias de ônibus, e andei muito a pé também, meus pés que o digam quantos quilômetros andei pelas ruas de Lins, uma cidade extremamente mal planejada e muito quente, dessa parte da formação não tenho saudades. Todos os dias aconteciam coisas diferentes, Vivi 5 anos de dificuldades sim, problemas, muitos livros, muitos xérox, muito estudo, mas também de muita risada, acho que não há um curso no universo e nem uma sala de aula onde se dê tanta risada como a Turma de Formandos 2009 de Psicologia do Unisalesiano. Não me arrependo de nenhum  dia que vivi durante os 5 anos de faculdade, foi a coisa mais intensa que já vivi em minha vida, os melhores anos da minha vida passei na faculdade, tive professores maravilhosos, conheci pessoas incríveis que jamais sairão de minha vida, as amizades que fiz estão comigo ainda hoje e sei que permanecerão para sempre. Meu maior sonho realizado, concretizado no dia 19 de dezembro de 2009.

TD: E o que você pode nos contar sobre a busca pelo 1º emprego?
FAC: Antes mesmo de me formar, já buscava opções de emprego, sempre tive medo do fantasma do desemprego ao me formar e é por isso que, então, desde o último semestre de faculdade me dediquei a prestar concursos na área de Psicologia. Prestei 3 concursos de 3 prefeituras da região de Lins para o cargo de psicóloga e obtive boa colocação nos 3, e em um deles, na cidade de Catanduva (cidade onde nasci e atualmente resido) obtive o primeiro lugar. Fiquei por 2 meses procurando por vagas na área de Psicologia Organizacional em empresas de Catanduva, enviando currículos por diversos sites, fazendo pesquisas, mas não encontrei nada. No segundo mês em que estava procurando fui chamada para assumir a 1 colocação do concurso que havia passado para o cargo de psicóloga do Programa Jovem 100% da Prefeitura de Catanduva. Assumi o cargo no início de março de 2010, atendo crianças e adolescentes do programa, e também trabalho em mais 2 postos de saúde com atendimentos clínicos em geral.
TD: E com relação à vida familiar: você pôde contar com este apoio? E hoje, você se sente bem amparada por este grupo tão especial?
FAC: Uma de minhas principais dificuldades durante a formação acadêmica foi a questão familiar. Nunca tive o apoio de meus familiares, que não confiavam em mim e nem em minha escolha profissional, mesmo no período de vestibular tive que assumir a minha escolha, já que sempre tive a certeza de que era Psicologia que eu queria realmente como profissão. Ouvi por diversas vezes que não iria conseguir mudar o mundo com minhas teorias psicológicas fajutas, e ainda hoje, mesmo após formada e trabalhando, ainda ouço as mesmas coisas de minha família e também de alguns “amigos” que sequer sabem o que é Psicologia, e ainda acreditam que psicólogo é coisa pra louco. O que consegui até hoje profissionalmente, consegui com meu esforço e meus sonhos que nunca me fizeram desistir de meu ideal profissional de ser psicóloga.


 
TD: E agora, finalizando, que é a psicóloga Fernanda Affonso Costa?
FAC: Hoje me considero muito feliz e realizada profissionalmente, pois poder dizer que sou psicóloga sempre foi meu maior sonho e hoje olhar minha carteira profissional assinada com esta profissão me mostra que venci. A Psicologia me fez um ser humano melhor, me preparou para o mundo, me fez amadurecer. Aprendi a controlar minhas emoções, aprendi a superar desafios, aprendi que posso ser muito mais forte do que imaginava, e essa força a faculdade me trouxe e hoje me sinto forte e preparada para encarar qualquer desafio que surgir. Lidar com as emoções humanas, poder ajudar o ser humano de alguma forma, ter a possibilidade de curar as feridas, tocar no mais profundo de seu ser é algo desafiador, que traz grandes vitórias e também uma grande responsabilidade. Muitos dias vem o desânimo, a vontade de não ir trabalhar, mas ao pensar naquele paciente que me espera, naquela criança que sofre, naquela mãe aflita, naquela lágrima que posso ajudar a enxugar, o meu ser é tomado por um ânimo contagiante que me impulsiona a querer todos os dias viver mais e mais Psicologia!

 Uma salva de palmas para esta criança que aprendeu que crescer dói, mas pode ser também divertido!!!

 Espero que tenham gostado de conhecer esta pessoa, pois eu gostei demais, apesar de ainda curtir muito com a cara dela, considero este ser do planeta ROSA COM FRU-FRU E BOLINHAS LILÁSES, alguém de caráter admirável!!! Obrigada, Fernanda, por participar do meu espacinho e aguardar por tanto tempo a publicação deste post...


8 comentários:

  1. Ai Thalitinha do meu coração!!! Adorei a entrevista! Obrigada por ter me dado a oportunidade de estar no mundo blogistico, apesar de vc ter falado mt mal de mim em diversos momentos, inclusive revelando meu apelido virtualmente! KKK Te Adoro coisa fofa

    ResponderExcluir
  2. Fernanda e Thalita, amores da minha vida!!!
    Adorei a entrevista!!! Fico emocionada em saber que minhas alunas queridas estão se dando tão bem na profissão!!! bjs e sdds me consomem!!!

    ResponderExcluir
  3. Nós, seres humanos, dotados de conhecimento e experiências ou não, temos o livre arbítrio de escolher o que achamos que será melhor para nós, para a nossa vida. E assim, é com grande carinho e emoção que falo desta pessoa maravilhosa que é a Fernanda. Eu a conheço digamos que há uns 15 anos. Estudamos juntas no Colégio Catanduva. Estudamos, rimos, dançamos, jogamos muito handebol e até brigamos muito, não é mesmo, Fer?? Poxa, dizem que saudade é o AMOR QUE FICA. E isso eu sinto! O amor que vida pela alma dessa pessoa. Fer, a você, meus votos de sucesso não só profissionalmente, mas no seu mais íntimo ser. Que você consiga vencer várias batalhas e ser PSICÓLOGA, PSICANALISTA, PSICOTERAPEUTA, PSICONEUROLOGISTA e tudo que envolver PSICO, alma, mente e espírito. Um grande beijo da sua amiguinha Lari.

    ResponderExcluir
  4. Larissa, já que mencionou algumas qualidades da Fer, voltei aqui só para completar meu comentário:

    fER, VOCÊ TEM O QUE TEM PORQUE É O QUE É, UMA PESSOA QUE ENFRENTA OS DESAFIOS COM UMA DETERMINAÇÃO DE DAR INVEJA. SE VC NÃO FOSSE DE RESILIÊNCIA, PROVAVELMENTE NÃO TERIA CONQUISTADO A AMIZADE DA THALITA E NEM A MINHA (SABE DO Q FALO), POIS EU VI O TAMANHO DO OBSTÁCULO QUE EXISTIA NESSAS E EM OUTRAS AMIZADES! VC É ESPECIAL E UMA ALUNA NOTA 1000!
    TE AMO!!! BJS

    ResponderExcluir
  5. Lari e Dani!!! Estou muito emocionada com os comentários! Muito obrigada por tudo que vcs são em minha vida! A Lari a mtsss anos super especial! Dani vc mais que uma professora, uma amiga, um exemplo de profissional e de mulher! AMO VCS! Ah e a Thalitinha tbm!!!

    ResponderExcluir
  6. Ferrr, vc é sempre esforçada em tudo o que faz, eu digo tanto no campo profissional como no pessoal. Sei que é uma exclente profissional e uma grande amiga =) Detalhe para o site preferidooo, Clarice na veiaaaaaaa rsrsrs arrasou!!! Muito amor e sucesso sempre Ferzoca!!! :) bjs

    ResponderExcluir
  7. Que jóia Fer...muito interessante...admiro muito a sua pessoa...beijo no coração!!
    Saudade sempre!! Vanessa Bahls.

    ResponderExcluir